Nos dias 6 e 7 de julho de 2019 irá decorrer na ilha do Pico (Açores) o exercício Touro 2019, sob coordenação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). Esta é já a quinta edição do exercício “Touro” e tem como objetivo simular a resposta a uma crise sísmica de origem vulcânica.

O exercício irá desenvolver-se em torno de um cenário de crise sísmica de origem vulcânica associado ao vulcão do Pico, preparado pelos investigadores do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR).

Este é um exercício anual e o de maior dimensão realizado pelo SRPCBA na região. Com ele, pretende-se treinar a coordenação do desempenho das diversas entidades e agentes de Proteção Civil, ao envolver cerca de 300 operacionais. Com duração de 72 horas, o exercício irá destacar três cenários de grandes dimensões, nomeadamente um em cada concelho da ilha do Pico, e, pela primeira vez, efetuar uma evacuação efetiva. Serão simulados pedidos de socorro de cidadãos, habitações destruídas, estradas obstruídas, populações isoladas, evacuações de populações, pessoas desaparecidas e outros acidentes que se enquadrem no cenário criado.

Para além da interação entre comunidade científica e autoridades de Proteção Civil, a participação do CIVISA/IVAR neste exercício enquadra-se no projeto VOLRISKMAC, cujo objetivo principal é o reforço da capacidade de monitorização da atividade vulcânica, com a finalidade de melhorar o sistema de alerta precoce para erupções vulcânicas e crises sismovulcânicas, assim como a gestão de crises vulcânicas na Macaronésia.

Fontes: IVAR/CIVISA, Governo dos Açores  ​​